De quantos recomeços é feita a vida?
A vida é cheia de recomeços. Todas as manhãs, Deus começa uma nova pintura no céu – e eu adoro acordar cedo para assistir. Nem sempre acordo motivada ou inspirada, muitas vezes, parece que falta algo. E dias desses surtei. Queria mudar algo, mas não sabia exatamente o quê! Então, decidi recomeçar…
Criei o projeto Cozinhando com Rita Lobo no início de 2021. Estava numa fase calma da vida, como geralmente são os inícios do ano desde que abri minha empresa. A proposta era cozinhar todas as receitas do livro O que tem na geladeira, da Rita Lobo, e depois escrever sobre isso. Como no filme Julie & Julia.
Comecei super animada e sem poder me conter, contei pra todo mundo essa ideia. Mas, como muitos projetos iniciados na vida, tempos depois, parei. Fui convidada para trabalhar numa Editora de Araraquara (convite que amei) e, logo, o trabalho remunerado se tornou prioridade, lotando minha agenda. E como a geleia de mocotó no filme da Julie Powell, o meu projeto se esvaiu pelo ralo da pia.
Desta vez, o contexto é um pouco diferente daquele no qual eu vivia em 2021. A vida estava tumultuada demais – e eu distante demais da cozinha e de coisas que gosto de fazer. Trabalhando intensamente, deixei de lado o piano, os textos por prazer, os prazeres que me permitiam testar receitas na cozinha. Então, depois daquele surto que comentei, decidi recomeçar.
Quantos recomeços
Não sei dizer de quantos recomeços minha vida é feita, mas posso garantir que são muitos! Já comecei inúmeros projetos que não continuei. E estava em dúvida sobre novamente recomeçar… mas o Dex, meu marido, foi o primeiro a me incentivar. “Comece hoje!”, disse ele em tom maior, característico de quem tem um modo jônico, jocoso e lacônico de ver a vida.
Pois bem, fomos às compras e, pouco tempo depois, lá estávamos nós dois na cozinha – eu com utensílios e ingredientes; ele com a máquina fotográfica e uma cerveja em punho. Recomecei!
A primeira receita foi bem simples. Abóbora grelhada com castanha de caju e pimenta biquinho. Foi o acompanhamento da nossa janta de domingo. Só que desta vez, decidi não divulgar. Vou simplesmente escrever e deixar aqui… quem viu, viu. E pelas fotos, você pode ver como ficou esse primeiro prato.
Adorei esse recomeço, mas ainda tem uma dúvida que paira no ar. Julie Powell tinha uma meta (ousada), e fico me perguntando se, mal dando conta do trabalho, devo ter também. O Dex acha que sim.
Fazendo as contas (com ajuda de um site 😬), vi que faltam 199 dias para terminar o ano. O livro tem 217 receitas. Eu já fiz 10. Seria possível concluir todas até o fim do ano? Achei que não. Ele diz que sim. Vamos tentar!
Logo abaixo, você pode conferir a galeria de fotos do preparo.
Deixe um comentário