Para encher os olhos - risoto de beterraba com figo e presunto cru

Vento no Rosto - Produção de Textos e Livros – Fotos e Vídeos

(16) 99119-2552
Vento no Rosto - Produção de Textos e Livros – Fotos e Vídeos

Palavras ao vento

risoto-beterraba-figo-presunto

Para encher os olhos e o coração – risoto de beterraba com figo e presunto cru

Foi em uma noite de sábado que ele saiu, belo, vistoso, delicioso! O risoto de beterraba com figo e presunto cru da Rita Lobo nos fez lembrar de nossa visita a Parma, na Itália, que ocorrera nesse mesmo período, em 2017.

Sentamo-nos felizes à mesa e saboreamos lentamente cada garfada, conversamos sobre aquela viagem e sobre as oportunidades que a vida já nos trouxe. Ou que fomos buscar, não sei ao certo.

O que sei é que foi uma noite agradável com um aroma nostálgico que nos levou, ao mesmo tempo, ao frio da Europa e ao outono Chileno. Sim, porque o vinho era Casillero Del Diablo, cuja vinícola havíamos visitado em 2015, seis meses depois de começarmos a namorar.

O vinho comprado para o risoto foi escolhido pelo Dex, com total segunda intenção de bebê-lo enquanto preparávamos o jantar. Ele não disse isso claramente, mas percebi por suas atitudes: antes mesmo de pegar a câmera e acoplar o flash, abriu a cristaleira delicadamente para que a porta não esbarrasse em sua guitarra, apoiada bem na frente, e retirou as taças.

Abriu o vinho e nos serviu, comentando qualquer coisa sobre a viagem que fizemos. Estava muito frio. E muitas vezes, o outono em São Carlos me lembra aquelas viagens. A saudade bateu forte em meu peito e silenciei. Dediquei-me apenas a escutar a voz do Dex, que sempre me traz paz.

As cores do risoto de beterraba

Na semana em que o risoto de beterraba foi feito, o provedor do blog arrumou a galeria de fotos, que agora pode ser visualizada mais facilmente, ampliando e passando foto por foto.

As cores que invadiram a nossa casa no fim de semana foram detalhadamente registradas pelo olhar do Dex. O capricho nos cliques não foi, em nenhum momento, afetado pelo vinho. Muito pelo contrário, talvez tenha sido lapidado.

Já não posso dizer o mesmo de mim. Como não bebo com frequência, senti meu corpo flutuar antes mesmo da segunda taça terminar. E assim que a cebola se encontrou com a manteiga derretida na panela, o sal deveria entrar em ação para que ela já soltasse o seu perfume.

Foi assim que a Rita Lobo ensinou. Aliás, ela sempre fala sobre temperar a cada etapa do processo. Mas desta vez, não fui capaz. E como minha mãe, me esqueci do sal. Contudo, a atenção às histórias que o Dex contava não me deixou notar essa falha.

Adicionei o arroz e, logo em seguida, o vinho, liberando o restante da garrafa para degustação. Embalados ao sabor frutado do Casillero del Diablo, comecei a colocar as primeiras conchas do caldo de legumes, que eu mesma havia acabado de preparar. Apenas quando fui provar é que percebi: estava totalmente sem sal!

Por sorte era apenas o risoto que estava assim e não a nossa noite, que além de tudo foi embalada pelo piano de Chopin, um dos meus compositores preferidos. A noite (quase) perfeita combinou com o prato escolhido para ela.

Um sabor inédito

O risoto de beterraba com figo e presunto cru da Rita Lobo propõe uma mistura que eu jamais seria capaz de imaginar, nem mesmo sob os efeitos de um Barbi Brunello Di Montalcino, desenvolvido em uma histórica vinícola italiana desde 1352.

O figo caramelizado realça a doçura do risoto de beterraba, em contraste com o sabor intenso e salgado do presunto cru. Uma refeição para colorir, embalar noites e nos fazer viajar longas distâncias, mesmo em tempos de isolamento social.

Galeria de fotos

Agora você pode aumentar as fotos e apreciar o talento do Dex, passando uma a uma, nas setas para a direita ou para a esquerda.

3 respostas para “Para encher os olhos e o coração – risoto de beterraba com figo e presunto cru”

  1. Essa receita teria que ser muito adaptada pra eu poder saborear, mas, tudo bem, me saboreio mais com esse texto gostoso de ler e com as lindas fotos. Adoro a parceria de vocês!

  2. Como sempre maravilhosos os dois.
    Amei o texto e as fotos e deu até vontade de fazer o risoto de beterraba, que deve ser uma gostosura de sabores e aromas. Gosto muito dos seus textos e das fotos do Dex, porque nos proporciona sonhar com viagens incríveis. Parabéns !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba Nossas Novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Contato


    Endereço

    São Carlos - SP

    Telefone

    (16) 99119-2552

    Email

    suzana@ventonorosto.com.br

    andre@ventonorosto.com.br