Batata recheada: é possível ser simples e chique ao mesmo tempo?

Vento no Rosto - Produção de Textos e Livros – Fotos e Vídeos

(16) 99119-2552
Vento no Rosto - Produção de Textos e Livros – Fotos e Vídeos

Palavras ao vento

batata-recheada-rita-lobo

É possível ser simples e chique ao mesmo tempo? Confira essa batata recheada

O que você acha? Na vida, é possível ser chique e simples ao mesmo tempo? Tive a certeza que sim quando vi essa receita de batata recheada com cogumelos-de-paris.

Era sábado, dia em que vou ao mercado, e eu estava planejando as próximas receitas. A do fim de semana podia ser mais elaborada, e foi. Você viu aqui o nhoque de mandioquinha, né? Mas para a semana, eu precisava de uma das receitas mais práticas da Cozinha Prática com Rita Lobo. E folheando o livro “O que tem na geladeira”, me deparei com essa receita.

Eu nunca tinha feito cogumelos-de-paris. A única coisa que eu sabia, é que eles têm que ser limpos com um pano úmido, não podem ser lavados porque são bem porosos e absorvem a água. E, aliás, eu sabia isso de ouvir a Rita Lobo falar em seus programas.

preparo-da-batata-recheadaMas sempre achei que não fossem para o meu bico, embora eu ame Paris. Mon amour, comment allez vous? Era o que eu diria agora se encontrasse a Rita Lobo, embora ela seja descendente de italianos.

Agora se ela fosse provar uma receita do livro, feita por mim, eu diria: mangia che te fa bene, ragazza. Isso no meu mundo, né? Mas voltando à realidade, eu não sabia sequer comprar os cogumelos-de-paris.

Levei um bom tempo no mercado olhando todas as variedades: frescos, secos, mais morenos, mais brancos, enfim, optei pelo fresco que tinha a validade mais estendida.

Voltei para casa animada porque ia, finalmente, experimentar os tais cogumelos-de-paris.

O preparo da batata recheada

Era fim de tarde quando comecei a preparar a receita depois de um dia de trabalho. E também já havia passado uns dias da compra dos cogumelos, que não estavam mais tão branquinhos. Fiquei na dúvida se estavam bons, embora estivessem dentro da validade. Dex me assegurou que sim.

Quando abri aquela embalagem e peguei um paninho úmido para limpá-los, comecei a me achar. Até mudei a postura, afinal, eu ia comer cogumelos-de-paris.

Lembrei-me de quando realmente estive em Paris com minha mãe, para visitar as minhas tias que tinham alugado uma casa temporária por lá. Chique também, né, gente? Foi uma linda viagem. Curioso é que não me lembro de ter comido os tais cogumelos-de-paris por lá. 🤔

Fato é que eu estaria comendo aqui e estava feliz pela dose extra de coisas diferentes em minha semana, que estava tão sem graça até então.

Simples e elegante

A receita é toda simples, desde a mise en place, que foi só lavar as batatas, a salsinha e limpar os cogumelos. O preparo realmente foi muito rápido e eu curti até o momento de cortar os cogumelos, fazendo a faca deslizar suavemente em seus meandros, como se estivesse em um filme francês. Fritei-os no azeite com um pouco de sal e provei. Até fechei os olhos… Ficaram deliciosos!

Um detalhe desta receita é que a batata é assada no micro-ondas! É muito rápido, em cinco minutos ficou pronta. E aí é que está a simplicidade do negócio. Foi a batata recheada mais prática e diferente que saboreei!

Eu poderia até ter feito duas receitas, porém optei por fazer duas batatas! 😬 Dividi uma com o Dex e a outra ele levou para jantar no trabalho.

Uma experiência interessante que me fez viajar no tempo, na história e voltar para comer os cogumelos-de-paris em casa ao lado do meu amor. Foi assim que cheguei à conclusão de que realmente é possível ser simples e chique ao mesmo tempo.

Agora me diga

E você, já comeu cogumelos-de-paris? Vou adorar saber sua experiência com eles, me conte nos comentários abaixo.

E não se esqueça de espiar a galeria de fotos. 😍

 

9 respostas para “É possível ser simples e chique ao mesmo tempo? Confira essa batata recheada”

  1. Haha eu nunca comi cogumelos-de-Paris. Mas já assei batatas no microondas. Ficaram pretinhas, pretinhas, parecendo carvão 😳. Melhor (😰) foi o cheiro que elas deixaram… Até o armário em cima do microondas (tudo que tinha dentro) exalava o cheiro daquelas batatas. Obviamente, que meus filhos jamais esqueceram!!! Ainda bem que as irmãs cozinham bem!!!

  2. Penso que a elegância é o item mais chique que existe! E ela mora na simplicidade! Daí o chique de uma simples batata, recheada com cogumelos de Paris! Mais chique ainda se atentarmos para o fato de que os cogumelos são cá da terra do Real! De Paris é só o nome! Ou, quando muito, o tipo. Mas pra variar amei seu texto! E só não executei sua receita – ops! da Rita Lobo – porque, os cogumelos, até os tenho, mas não tenho batatas na geladeira!

    • Ah, como eu gosto quando você escreve!
      A propósito… se as batatas estiverem fora da geladeira também servem para essa receita, viu? 🤭🤭🤭

  3. Bom, já decidi meu almoço de hoje, que vou fazer agora, inspirada por vc!
    Mas o que tem na minha geladeira é shitake e de tempero fresco, só o manjericão da horta e no lugar do micro-ondas, tenho o forno. Se ficar bom te conto! (Se ficar ruim, finjo que não fiz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba Nossas Novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Contato


    Endereço

    São Carlos - SP

    Telefone

    (16) 99119-2552

    Email

    suzana@ventonorosto.com.br

    andre@ventonorosto.com.br