O envolvimento da família - arancini e geleia de tomate com pimenta

Vento no Rosto - Produção de Textos e Livros – Fotos e Vídeos

(16) 99119-2552
Vento no Rosto - Produção de Textos e Livros – Fotos e Vídeos

Palavras ao vento

homem-escolhe-tomate-arancini

O envolvimento da família – arancini e geleia de tomate com pimenta

Preâmbulo – Estamos nas receitas 2 e 3: arancini e geleia de tomate com pimenta. Caso não tenha visto a receita 1, é só clicar aqui: O projeto em prática. E se não está entendendo o motivo disso tudo: veja este artigo. Agora se já viu, senta que lá vem história.

Ah, temos uma novidade! Agora você pode fazer comentários diretamente no blog. A e-Cliente Tecnologia da Informação gentilmente liberou essa cortesia para mim.

Só mais uma coisinha… todas as fotos das receitas são de autoria do André Camargo, meu marido, fotógrafo e grande incentivador desse projeto. Tem até galeria de fotos no fim do texto porque, sim, ele merece, né, gente? ❤️

O envolvimento da família – arancini e geleia de tomate com pimenta

Um dos segredos para qualquer prato ficar bom, é contar com ingredientes de boa qualidade. Aprendi isso cedo com a Rita Lobo, e mesmo sem que ela mostrasse qualquer marca em seu programa, eu já defini as minhas. Manteiga, só Président. Ah, gente, é francesa, né?

Bom, mas desta vez a questão nem foi a manteiga. O caso é que quem ia ao mercado era o marido e para ele só existe um tipo de açúcar, uma variedade de tomate e farinha de rosca é tudo igual. Quando eu inseri na lista: açúcar mascavo, ele já ficou tenso. Será que saberia comprar?

homem-escolhe tomate-aranciniAté que nesse corredor ele teve sucesso. Aí foi buscar o tomate: Holandês, Italiano, Débora, Carmen, Caqui… caramba! Uma infinidade! Então ele parou, deu aquela coçadinha básica na careca para pensar e então notou que sobre cada gôndola tinha uma plaquinha indicando o tipo de tomate. Que sorte!!!

Sorte também que uma funcionária do mercado viu quando ele pegou a farinha de rosca e perguntou: é a de pão integral mesmo que o senhor quer? E, então, ele soube que tinha dois tipos e trouxe a correta.

Quando o Dex chegou em casa, foi uma alegria! Eu já podia iniciar o preparo do arancini e da geleia de tomate com pimenta, ambas do capítulo “Muito além do molho”. O arancini, na verdade, é uma receita extra do livro, que nem leva legumes, mas é indicado para comer com a geleia que, gente, ficou simplesmente ma-ra-vi-lhosa.

Acompanhou não só o arancini, mas outros preparos que fizemos depois em casa. Eu, que nem sou muito fã de pimenta, adorei! E o Dex já me pediu para fazer a geleia novamente! Gostou das mil possibilidades daquele consumo picante, se é que me entendem. 😬

Preparo das receitas

O preparo foi bem interessante. O arancini nada mais é do que um bolinho de arroz, só que feito com risoto. Achei chique! Na verdade, eu não tinha o hábito de fazer risoto a mais, deixando sobras. Até porque, as receitas que faço são da Rita Lobo e ela sempre ensina a porção ideal. 😍 Mas fiz para experimentar. Ficou uma delícia!

Não é uma receita que farei com frequência, porque é fritura e moro em apartamento (sem exaustor), então imagine só. Mas sim, eu topo fazer no fim de semana assim que pudermos receber visita. Até porque, quando isso acontecer novamente, tem que ser muito bem celebrado! Faço questão de servir esse e vários outros pratos. Sim, pode deixar seu nome na lista. 😄😄😄

arancini-com-geleia-tomate

a geleia, como comentei, deve virar figurinha carimbada aqui em casa. Especialmente, porque eu gosto muito de uma geleia de pimenta ou de uma pimenta agridoce. Mas em geral, as industrializadas contêm glúten e eu contenho dor de cabeça quando exagero no glúten. Mas essa história é para outro capítulo.

E para terminar, só preciso contar que fiz uma pequena modificação na receita da geleia de tomate com pimenta (desculpe, Rita Lobo?). O Dex não gosta de vinagre, então, substituí o vinagre por vinho tinto seco. 😬 Ficou sensacional!! E, assim, concluímos o segundo dia do projeto com êxito! 😃

Com o maridão do lado, além de cozinhar, tenho direito a muitas fotos!! Uma mais linda que a outra. Tá bom, eu sei, sou suspeita para falar. Mas dê só uma olhada na galeria de fotos e veja com os seus próprios olhos (claro, né?!). Depois me diga, não tenho razão?

 

20 respostas para “O envolvimento da família – arancini e geleia de tomate com pimenta”

  1. Su, é sempre maravilhoso te ler, como vc usa bem as palavras, parece brincadeira de tão leve e afetuoso!
    Quero por meu nome nessa lista pra quando acabar a pandemia, tô morrendo de saudade dos nossos encontros e trocas!
    Diz pro André que as fotos estão lindíssimas, muito bom quando o parceiro além de somar, transborda né? Admiração demais por vcs!

    • Quel, você também é inspirada com as palavras, amiga, olha só esse comentário! Fiquei emocionada! Vou separar umas receitinhas bem especiais para fazer quando pudermos nos encontrar! <3

  2. Pode colocar nosso nome na lista, mais um motivo para termos a companhia desse casal que tanto faz bem termos por perto! Nem vou comentar sobre o texto tão delicioso de ler, as fotos que só aumentam a imaginação e é claro; a coçadinha na cabeça do Dex. Je suis ravi 😍

    • Nomes adicionados com sucesso!! 😄 Também amamos a companhia de vocês. A propósito, podíamos combinar assim: eu cozinho, você canta, o Dex toca e o Gino grava, que tal? Sabe que j’aime ta voix! 😍

  3. Estou adorando !!
    Su e Dex vocês são demais.
    Estou aprendendo a fazer parte do blog.
    Estou começando a entender com funciona.
    Bjus doces pra vocês.

    • Eeeeee, que delícia te ver aqui!! 😃 Você já faz parte do blog. Aliás, em breve citaremos uma receitinha aprendida com você. Beijos docinhos…

  4. Amei de novo! Não posso perder uma página sequer. Se já não tivesse encomendado “O que tem na geladeira”, encomendaria hoje! Essas fotos!…. Ah! Essas fotos dão um apetite! Dá vontade de fazer a receita ontem! Deus abençoe vcs para que prossigam firmes nessa empreitada! E eu vou no Vento!

    • Ahhh, que linda! Você vai amar o livro!! Mas sabe, você me deu uma boa ideia: vou compartilhar os links das receitas nos textos, vai que mais gente se anima a ir pra cozinha! 😃

  5. Que delicia de leitura , da até para imaginar vcs na cozinha , estou adorando seu blog , as fotos estão maravilhosas , muito feliz por vcs , um beijo grande

  6. Não sou das pessoas mais intimas com facas e panelas, mas realmente me sinto inspirada com tanta arte!! Suas palavras e as imagens do Dex me envolveram de tal forma que sinto vontade de tentar..
    E melhor que vontade é vontade em ação kkk. Comecei com essa receitinha que ficou uma delicia!! E cá estou pensando em consultar a Rita Lobo para ver o que posso fazer com a abobrinha que esta lá na geladeira.
    Amiga vc esta dando um up nas receitas da Rita com tanta poesia e arte. <3 <3

    • Ahhh, Dany, que feliz eu fiquei de saber que você decidiu arriscar! Consulte sim a Rita Lobo, ela é ótima! E sempre tem uma ideia diferente para nos ensinar! Tem tudo dela na internet e os livros são deliciosos!! Obrigada por vir aqui ler meus artigos!! Beijos com affetto! <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba Nossas Novidades

Cadastre-se para receber as nossas novidades e dicas.

Contato


    Endereço

    São Carlos - SP

    Telefone

    (16) 99119-2552

    Email

    suzana@ventonorosto.com.br

    andre@ventonorosto.com.br